Novidades

Betim renova parceria com o Programa "Uma Vida, Uma Árvore"

O programa “Uma Vida, Uma Árvore”, uma parceria entre a Globo Minas e as prefeituras de Belo Horizonte, Brumadinho, Betim e Contagem, está de volta ao município, a partir desta terça-feira, 13. A renovação do contrato aconteceu na sede emissora, no bairro Caiçara, na capital mineira, e faz parte do plano de arborização municipal. Na prática, para cada betinense nascido, uma muda de espécies típicas da região deverá ser plantada nos parques e praças selecionados pela equipe do programa.

Desde sua fundação em 2008, o projeto contabilizou mais de 54 mil mudas plantadas em todas as regiões de Belo Horizonte e cerca de 3,5 mil novas árvores plantadas em Contagem e Betim. “A prefeitura planta uma muda de árvore para cada criança nascida no município e cadastrada no programa, para associar o momento do nascimento ao dever de estimular a ampliação das áreas arborizadas e a consciência ambiental, incentivando a prática de preservação do meio ambiente e a melhoria da saúde da população”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, (Semmad), Ednard Tolomeu.

As crianças cadastradas recebem um certificado contendo as informações sobre o local do plantio e a espécie de árvore escolhida para representar o nascimento da criança.

As famílias, a partir daí, são incentivadas a cuidar da árvore e acompanhá-la em seu crescimento.

Com o programa, não só a família de crianças cadastradas se beneficia, mas toda a população, com mais qualidade de vida; melhora da temperatura, da umidade e da qualidade do ar; redução de problemas respiratórios; fornecimento de sombra, alimento e abrigo para pássaros e animais silvestres; contribuição para o ciclo da água e para o enfrentamento às mudanças climáticas – visando o equilíbrio do ecossistema.

As mudanças climáticas estão provocando grandes inundações, secas, prejuízos e desastres naturais. O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) conclui a necessidade de ações urgentes. A arborização é uma medida tanto de mitigação (redução das emissões dos gases de efeito estufa para minimizar o agravamento do problema), quanto de adaptação às mudanças do clima (ações para enfrentar os efeitos já sofridos por essas mudanças). 

“O Programa Uma Vida, Uma Árvore vai colaborar com os trabalhos da Educação Ambiental desenvolvido pela Semmad onde o incentivo aos plantios e a sensibilização ambiental são as ferramentas utilizadas para promover a formação de indivíduos preocupados com o meio ambiente”, completa o secretário de Meio Ambiente. 

Fonte: Portal Agital

Depoimentos de Clientes