Novidades

Prefeitura realiza tarde de promoção de saúde em shopping de Betim

Quem estiver curtindo as férias no Monte Carmo Shopping, em Betim, na próxima sexta-feira, 18, e no sábado, 19, poderá aproveitar o passeio para cuidar da saúde e atualizar o cartão de vacina. A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma tarde de saúde com o Projeto Integrador, da Vigilância em Saúde, no centro de compras. As atividades serão das 13h30 às 17h30.

Serão oferecidos aos visitantes do shopping vacinação contra o HPV e a febre amarela, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações de saúde e distribuição de cartilhas educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses: febre amarela, dengue, zika e chikungunya.

Para participar, as pessoas devem apresentar documento de identidade e, para quem for se vacinar, o cartão de vacina. Quem não tiver o cartão, receberá um novo na hora. “Trabalharemos com postos volantes em janeiro e fevereiro com o intuito de ofertar vacinas, porque queremos que a nossa população esteja imune”, afirmou Nilvan Baeta, diretor de Vigilância em Saúde.

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) é destinada às meninas, de 9 a 14 anos, e aos meninos, de 11 a 14 anos, que ainda não se vacinaram, ou que precisam tomar a segunda dose. O HPV é uma doença sexualmente transmissível, que pode provocar câncer de colo do útero, câncer de garganta, câncer de pênis e câncer de ânus. A melhor forma de prevenção é o uso de preservativo e a vacinação. Para a imunização da doença são necessárias duas doses; a segunda aplicada com um intervalo de seis meses após a primeira.

A vacina contra a febre amarela será oferecida para pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença, não sabem ou não tem como comprovar se receberam alguma dose ao longo da vida. A partir de 2017, por determinação do Ministério da Saúde, a vacina passou a ser aplicada em dose única. As pessoas que já foram vacinadas em algum momento da vida, já estão imunizadas e não precisam tomar uma dose de reforço. Podem receber a vacina pessoas de nove meses e até os 59 anos de idade.

O Projeto Integrador da Vigilância em Saúde tem o objetivo de realizar ações de promoção e educação em saúde para a população em toda a cidade. Outras atividades para janeiro já estão sendo planejadas.

Projeto Integrador da Vigilância em Saúde

Dias 18 e 19 de janeiro (sexta-feira e sábado)

Horário: das 13h30 às 17h30

Local: Monte Carmo Shopping, av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto, Betim

Fonte: Portal Agita

Depoimentos de Clientes